Carta Aberta: Informações Atualizadas – #AbusoApple
por macflii
A Carta Aberta já foi enviada a Apple Brasil! E consideramos que a primeira fase da manifestação foi um sucesso. Durante 31 dias, recebemos visitas diárias ao nosso site e à página da Carta Aberta a Apple. Os resultados foram mais do que satisfatórios no que se refere ao número de pessoas que aderiram à manifestação: ao todo coletamos 5.897 assinaturas. Essas sendo enviadas até mesmo no último momento em que a carta estava ainda disponível para assinatura.
Dentro do que foi planejado, o projeto persiste e os objetivos traçados, até o momento, foram atingidos, logo, estamos nos preparando para a nova fase do projeto, que consiste em aguardarmos uma resposta da Apple Brasil. Sabemos que é uma tarefa difícil obter um preço mais justo em um espaço curto de tempo, mas essa, sem dúvidas, foi uma prova de que os consumidores brasileiros podem e devem se unir para protestar contra os preços tidos por todos nós como abusivos. Criamos esta manifestação com as melhores intenções e trabalhamos aplicadamente para lhe conferir qualidade, fazê-la justa e eficiente. Por esta razão, é com ainda mais satisfação que vemos a adesão expressiva de brasileiros que se uniram por nossa causa. A manifestação #AbusoApple não existiria sem a participação massiva dos 5.897 brasileiros que assinaram a nossa Carta Aberta, aos mais de 18 mil visitantes do nosso website (abusoapple.wordpress.com), além de todos os nossos seguidores no twitter (@AbusoApple).
Reiteramos ainda que esta manifestação foi reconhecida como algo importante e pertinente pela mídia, que ao noticiar nossa manifestação, além de documentar nossa credibilidade, também contribuiu para a propagação das nossas ideias. Você pode conferir todos os artigos nesses sites: MacMagazine (matéria e podcast), o TecMundo, além dos portais Terra, UOL, Record (R7), Canaltech e Estadão
Ao se unirem a nós, reforçaram um dos valores morais que impera na Carta Aberta: o senso de consumismo inteligente. Afirmaram também que existe uma parte da população brasileira que não aceita tudo calada, e está sim interessada em se juntar aos seus compatriotas para mostrar que a união faz a força, para lutarem por seus direitos, para exigirem o que é justo, e tudo – talvez o melhor aspecto desta manifestação – de uma forma inteligente e pacífica. Nós os convidamos a ficarem conosco e a continuarem a acompanhar esta manifestação. Sua participação faz a diferença e será sempre de grande valia para nós, em todas e quaisquer fases que estejam por vir. Continuem enviando tweets, mensagens no facebook, e evitem comprar os produtos da Apple até termos nossa resposta. Sim, esperamos recebê-la ainda neste presente ano. A falta dela só provará o descaso da empresa com o consumidor brasileiro e fãs da marca.
1) Carta Aberta a Apple – Versão Definitiva
2) Aviso de Recebimento (AR) da Carta Aberta (em breve)
Obrigado por sua atenção e participação.
Equipe Carta Aberta a Apple Brasil – #AbusoApple
FIco feliz em saber que houve uma boa participação, confesso que não esperava tanto.
Mas acho que a carta vai cair naquele ditado que diz que nadou, nadou até morrer na praia, pois o principal ponto abordado é exatamente os valores praticados pela Apple Brasil (ou seu representante legal juridico) sendo a mesma acusada da pratica abusiva, enviar a carta somente a ela… é o mesmo que espernear na frente do vendedor, sem que o gerente da loja fique sabendo.
Imagino que esta carta deve ser enviada, na sua integra, de forma bem clara e explicativa para a Apple Americana, assim como para emails como o de Tim Cook, entre outros executivos, como tambem para blogueiros, blogs e sites relativos à maçã, como por exemplo Mac World, Apple Insider, Cult of Mac, e varios outros de renome para que se crie realmente um movimento e acabe de alguma forma chegando aos olhos de quem REALMENTE precisa ler esta mensagem.
Enviar somente para Apple Brasil, me da a sensação de que a carta vai apenas parar na caixa de spam ou sera deletado sem a menor importancia devida, e tomara que eu esteja redondamente enganado, mas esta é a minha sincera opinião.
Apple Brasil desrespeitar 5.897 brasileiros consumidores de produtos de sua marca? Acredito que seja difícil demais. Se isso realmente acontecer, será grave e sem dúvidas, encaminharemos a carta aberta e mais o fato de a Apple Brasil não nos ter dado a devida atenção, para a Apple Americana.
Concordo. É só olhar pelo lado de que se você tem um problema em uma loja e já quer chamar o gerente de uma vez, passa-se a imagem de apelão, briguento e infantil. Mas se você tem um problema em uma loja, tenta resolver com o vendedor, e este te trata com descaso e/ou te ignora, você poderá chamar o gerente com o triplo de razão e direitos! Envie para a Apple Brasil primeiro e, se eles nos ignorarem, mande para a Apple USA.
PS: Talvez até seja bom eles nos ignorarem, porque se apelarmos para a Apple USA com esse fato, acredito que as chances de mudança são maiores, não!? Corrija-me se estiver errado…
Vendedor, representante, balconista, atendente aqui no brasil te tratar mal?
ha, isso é algo muito raro de acontecer, muito dificilmente vc tem que fazer uso do gerente para resolver alguma questão aqui no Brasil, normalmente o vendedor ja resolve tudo na hora, sempre de forma cortês e util, te tratando de maneira educada e sempre com muito respeito, valorizando o cliente.
.
.
.
Oi?
…
me desculpa Antony,
mas em que País que vc mora?
Parabéns!!!
Agradecidos!
algum andamento do caso? o blog esta dias sem postagem, foram lançados produtos depois da carta com aumento de preço dando grande descaso ao movimento! Leve isso adiante e de mais atualização antes que esse movimento estagne
Ja estagnou…. assinei a toa esta carta, estao esperando sentados que a Apple Brasil venha a responder…. juro…. um numero tão grande de reclamações existentes no Procon não servem de exemplo da seriedade das empresas Brasileiras tem para com seus consumidores????
A carta é válida e é mais um instrumento, sem dúvida. Mas temos que fazer uma greve de consumo. Isso sim afetaria o bolso da Apple e faria ela se mexer. Mas enquanto esse preço abusivo for entendido como símbolo de status e justificar a compra de produtos Apple por muitos brasileiros, vai ser difícil dela entender que precisa (re)conquistar o consumidor brasileiro.
Até certo ponto concordo com sua perspectiva, exclusivamente para quem pretende comprar iPhone, iPad ou iPod, pois vejo que estes produtos não são na maioria dos casos, produtos de extrema necessidade.
Mas veja meu caso.
Hoje trabalho com video usando um MacPro da empresa, da qual vou me desligar em Jan ou Fev, sendo que então terei que devolver a maquina. Ja estou desde Julho planejando realizar a compra do iMac 27″ por esta data entre Dez a Fev, justamente esperando o lançamento para poder investir meu dinheiro de forma correta.
Então quando vejo o ocorrido, obviamente que fico frustrado, e como iMac para mim é caso de necessidade então fico ainda mais decepcionado, mas não terei outra opção a não ser comprar mesmo que eu espere ate Fev de 2013 por isso, mas serei obrigado a comprar do jeito que for, pois em momento algum me passa pela cabeça voltar a usar um PC com ruiwdows e sua tela azul maldita.
Greve de consumo é bacana, desde que não haja necessidade imediata.
Ja tem uma data prevista como maxima para poder receber alguma resposta da Apple Brasil?
Deveriamos divulgar por ai que a carta ja foi enviada, especialmente nas redes sociais?
Não tem como saber quando eles responderão. Com a Carta eles já estão. Só nos resta aguardar.
Se não houver nenhuma resposta da Apple Brasil então a carta vai parar por ai então?
a chance da Apple Brasil não dar a mínima pra esta carta como para o movimento é grande, pois seus funcionários, são brasileiros, os mesmos que sempre querem levar vantagem em tudo e sempre tem um jeitinho pra tudo, conheço pois por acaso sou Brasileiro também..rsrsrs
Se parar por ai, terá sido em vão todas as assinaturas.
Proponho um prazo, e então dai obter outros caminhos, como Apple americana e midia.
[…] Informações […]
Não pude participar pois meu MacBook estava na Ass. Técnica e o iPad não abria, pois era em Flash. Mas se der me incluam. Obrigada.
Era possível acessar a versão sem ser em flash. A carta já foi enviada. Mas obrigado pelo apoio.
Infelizmente acho que há um descaso da Apple com o Brasil, isto é, a Apple americana está ciente da política de preços adotada aqui e não se importa. Eu penso que esta carta é importante e dou total apoio; mas eu uso macs há muito tempo já vi muitas manifestações assim, antes e depois da “Apple Brasil” oficial; elas nunca deram em nada.
Cara! o que aconteceu com o andamento da carta aberta? Você deve explicações a 5.897 Pessoas, não temos resposta, nada sobre o caso, e nem sabemos de fato se a AppleBr recebeu! Assim, assinei e mais de 5 mil pessoas também com bate em juntar forças e ajudar a manifestação.. Mas não estamos a pares do que ocorre! Cade as demais providencias?